Prece pela unidade dos Cristãos!

Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, que por vosso Filho quisestes reunir a diversidade das nações num só povo, concedei aos que se gloriam do nome de cristãos rejeitarem toda a divisão e se unirem na verdade e na caridade, e assim todos os homens, iluminados pela luz da verdadeira fé, se reúnam em comunhão fraterna numa só Igreja. Por Cristo, nosso Senhor. Amen!


quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

A Ira! Como funciona...

A ira!

A ira é a sensação perante uma razão que faz suscitar revolta contra essa razão, a vista e a ouvida, ou a oposta quando nos lembramos dela. É o impulso que nos faz agir em ações pensadas ou visíveis sobre essa razão/motivo. Geralmente é capital porque não medimos a revolta junto com a justiça e bom comportamento, vamos mais no ímpeto e cometemos erros graves ou leves ou injustiças, não a usamos a favor da razão lícita e nas leis de Deus, mas na carne levando a seguir uma linhagem de vingança, ou de raiva ou de justiça pelas próprias mãos. Cometa-se muitas imperfeições e desleixos até que o resultado demonstre ter-se errado feio na ação ou pensamento. A ira cega o básico e a temperança, prudência e justiça justa.

Sentir ira ou raiva não faz pecar, consentir nela é que faz, porque segue-se por ela que cega. Pode-se ao sentir-se raiva ou ira, dar a outra face e decidir-se fazer-se o certo. Não se ficar na indignação nem na omissão nem em agir errado por isso. Mas usar a oportunidade para fazer-se algo de bom e útil. Mortificar e pensar certo e agir. Se for a opção ignorar, ignora-se. Se for a opção agir fazendo algo sobre o assunto que fez surgir a ira então faz-se, desde de forma correta. Senão peca-se, de boas intenções está o tribunal cheio de arguidos, e o inferno cheio daqueles que não quiseram emendar-se no purgatório como ultima oportunidade.

Deus Abençoe!

Sem comentários:

Enviar um comentário